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Trabalho Interdisciplinar

Considerando-se a metodologia institucional e os princípios metodológicos que a norteiam, a IES proporciona infraestrutura, acervo atualizado, equipamentos tecnológicos para que o docente possa inserir, em seu fazer, novas experiências pedagógicas, conduzidas não somente no
espaço de sala de aula, mas também em ações extraclasse.

O desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras pode ser verificado:

? Nas propostas de realização dos estágios curriculares (quando houver), com a construção de projetos que mobilizem conhecimentos e
competências adquiridos e que possibilitem a inserção do aluno na realidade do mundo do trabalho e da comunidade. A política norteadora
do estágio curricular define essa ação, enquanto o conjunto de atividades de aprendizado profissionais desenvolvidas junto a pessoas
jurídicas de direito público ou privado, como parte integrante das estruturas curriculares dos cursos de graduação presenciais e na
modalidade EAD, quando indicados pelos PPCs. O estágio curricular é supervisionado e avaliado por professores e pelos coordenadores de
curso, sendo suas atividades devidamente regulamentadas pelo Conselho Acadêmico (regulamentação própria de estágio). Como parte
de sua Responsabilidade Social, a IES têm como Política de Estágio:

Propiciar a observação de saberes sistematizados entre os conhecimentos acadêmicos e empíricos; trabalhar a formação de competências próprias à atividade profissional e à contextualização do currículo, instrumentalizar o processo dialético entre teoria/prática da
formação profissional; favorecer um trabalho interdisciplinar que beneficie a visão integrada do social; formando o cidadão, o profissional
e a pessoa; desenvolver parcerias e convênios com Instituições, identificando e atendendo às demandas sociais, articuladas com as
políticas e as prioridades institucionais; acompanhar o desenvolvimento dos Estágios, de acordo com o regulamento vigente; programar a
integração da instituição de ensino/instituições concedentes de estágio, tendo em vista permitir a realização de trabalhos conjuntos e, a
consequente troca de conhecimentos e experiências entre os agentes envolvidos; envolver as Instituições parceiras no processo de avaliação
das atividades de Ensino da IES e no processo de atualização dos PPCs.

Na proposta do trabalho de conclusão de curso (quando houver), que, igualmente, implica a mobilização de conhecimentos e competências, na
discussão de questões problematizadoras, na resolução de situações problema, na revisão bibliográfica etc.

Nas propostas das práticas laboratoriais, apoiadas em conhecimentos teóricos adquiridos.?

No uso de novas tecnologias educacionais (recursos midiáticos, digitais, virtuais e audiovisuais), como meio facilitador da aprendizagem.

Na utilização de estudos de caso, visitas técnicas, participação em programas de extensão e de iniciação científica, no desenvolvimento
dos conteúdos programáticos.

As concepções e regulamentos das práticas pedagógicas estão registrados no projeto pedagógico de cada curso, bem como a avaliação do
processo de ensino aprendizagem. Compete à Coordenação, ao NDE e ao Colegiado de Curso identificarem e propor práticas inovadoras, observando se as especificidades do curso, socializá-las e divulgar os resultados obtidos em função de sua aplicação, inclusive, como forma de capacitação docente.

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