Pesquisar por cursos... Pesquisando por Sem resultados para Ver todos os cursos com

Núcleo de Educação à Distância NEAD

O NEAD estrutura-se tecnologicamente com os sistemas acadêmico- administrativo da FACGOIÁS e o Portal do Aluno o qual subsidia o aluno a todas as informações sobre sua vida acadêmica.

O EAD PLATAFORMA, interface interativa onde acontecem as atividades acadêmicas e por onde a tutoria executa seu papel de mediadora dos processos de ensino e de aprendizagem.

Um suporte proprietário de acompanhamento das disciplinas, o qual fornece número de alunos matriculados, calendário de aulas, % de alunos com acesso, acompanhamento/progresso das interações e avaliações por aluno por disciplina.

Com relação aos Conteúdos, utiliza-se o material didático fornecido pela própria IES, o qual apoia-se em uma perspectiva interativa e lúdica, contendo objetos de aprendizagem, vídeos e obras e recortes de textos de acervos diversos de renome acadêmico adequados às diferentes áreas de conhecimento dos cursos a serem ofertados pela Instituição.

Estrutura-se pedagogicamente com uma coordenação e com uma equipe de professores/tutores, os quais darão o total apoio virtual sob forma de interação efetiva junto ao estudante na plataforma, provocando-o a participar das comunidades de aprendizagem, com um forte exercício pedagógico docente para as devidas construções cognitivas de cada disciplina, em cada curso, bem como, incitando-o a buscas e interações também em outros âmbitos, como no presencial (embora sem atividades formais presenciais), para fomentar o ensejo da pesquisa/investigação naquilo que não se constrói apenas no âmbito virtual, como a convivência com pares, como as atividades sociais e profissionais.

O Núcleo de Ensino a Distância (NEAD):

a) gerenciará o funcionamento dos polos de apoio presencial na medida em que, tanto de forma tecnológica como de forma pedagógica possui o acompanhamento de todos os processos ocorrentes no âmbito de cada disciplina de cada curso.

b) constitui-se como o espaço e meio consolidador do saber inter e transdisciplinar com foco no empreendedorismo social.

c) Nele concentram-se também as salas de trabalho dos professores/tutores a distância, dos coordenadores de curso e da
gerência acadêmica de EAD, além dos estúdios de gravação. Esses estúdios contam com equipamentos e recursos didáticos de última geração, como quadros interativos, além do ferramental próprio do meio, como ilhas de edição de áudio e vídeo, entre outros.

7.6. Sistema de controle de produção e distribuição de material didático Os materiais didáticos são desenvolvidos por meio do conceito de Inteligência Educacional, focados à educação a distância, mas preocupados à atender aos desejos dos estudantes e às necessidades da instituição de ensino. O material didático é composto por livros que podem ser impressos ou acessados na internet pelo Portal AVA, uma plataforma exclusiva que contempla as necessidades de desenvolvimento e autonomia dos estudantes. Controlar a produção e distribuição de material didático para curso de EaD, onde existe a necessidade de produzir um conteúdo sob medida e muitas vezes em grande quantidade ou para uso massificado tem sido um dos grandes desafios dos gestores.

Produzir material didático que envolva essa complexidade e, sobretudo, que esteja disponível em mais de um tipo de mídia, envolverá uma equipe multidisciplinar capacitada para tal processo.

Todo o material didático será disponibilizado virtualmente no portal do aluno. Com o objetivo de oferta ininterrupta via internet do acervo virtual a FACGOIÁS implantou o Plano de Contingência para a garantia de continuidade de funcionamento.

Os materiais didáticos utilizados nos cursos EaD da FACGOIÁS são elaborados de forma complementar uns aos outros, considerando as características próprias de cada linguagem. Dessa forma, o aluno tem a sua disposição vários recursos didático-pedagógicos importantes:

Materiais impressos: entregues na forma de livros-texto ou guia de estudos escritos com linguagem dialógica, apresentam a base teórica que fundamenta a disciplina;

Televisão: recurso audiovisual que agrega os encontros dialógicos interativos apresentados pelo professor e seu respectivo material de apoio em forma de slides que são também disponibilizados no ambiente virtual;

Páginas virtuais disponíveis na Web via Internet – através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), espaço que possibilita o acesso a vídeos, textos ou áudios sobre os temas trabalhados na disciplina, além de possibilitar a comunicação do aluno com seu professor;

Vídeos: apresentam material em áudio ou audiovisual, dando suporte a disciplinas mais específicas que necessitam de materiais sonoros.

Todos esses materiais didáticos dão apoio às unidades temáticas de aprendizagem ao longo de todo o curso, estabelecendo-se como representantes de uma didática para EaD acessível, de qualidade e dialógica.

Após a efetivação da matrícula, os alunos receberão um guia de orientação de aprendizagem para que possam entrar em contato com as especificidades do estudo a distância. Nessa oportunidade, cada aluno receberá seu código de usuário e senha para acesso ao Sistema.

O Conteúdo das disciplinas serão divididos em lições equivalentes a 1 hora-aula. Cada lição será composta por um material em texto conforme a bibliografia da disciplina. Além do material em texto, cada lição terá um vídeo de aproximadamente 10 minutos para que o aluno possa ser sensibilizado por meio de vídeo e áudio.

Os vídeos contarão com legenda garantindo a inclusão e acessibilidade ao conteúdo pelos alunos com algum tipo de deficiência auditiva. Toda lição terá um desafio, estimulando a reflexão crítica sobre o tema abordado.

Além disso, as lições também serão compostas por artigos ou textos com temas afins permitindo interdisciplinaridade.
Ainda, dentre os meios e materiais didáticos utilizados no curso para mediação do processo ensino-aprendizagem, tem-se o material impresso como indispensável e de primeira necessidade, além de guias de estudo por disciplina, caderno de exercícios, fichas e roteiros, textos diversos, livros de cada disciplina, entre outros, e a sala de aula virtual.

Para reforçar esta afirmação, sobre o futuro do material impresso, Ibánez (1996) diz que “estimativas recentes indicam que 80% ou mais da aprendizagem, tanto a distância quanto escolar, baseia-se inteiramente, ou funda-se principalmente, no material impresso, com alguns apoios tecnológicos e contatos pessoais. Isso é verdade em especial na educação à distância do mundo em desenvolvimento, e para esses países é improvável que ocorra uma mudança brusca. Em um futuro previsível, os materiais impressos continuarão sendo o meio mais utilizado na aprendizagem a distância”.

Com essa visão, o material impresso é a mídia predominante do curso, proporcionando a interação direta do aluno com conteúdo, instigando o raciocínio e oportunizando o exercício de operações de pensamento, ao mesmo tempo em que abre espaço no próprio material para que o aluno registre o resultado de suas reflexões.

Em relação à distribuição do material didático impresso, a FACGOIÁS conta com um sistema logístico que atenderá de satisfatória a demanda do curso.

Os alunos devidamente matriculados receberão em geral um livro físico para cada uma das disciplinas componentes do módulo de estudo que estarão cursando.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Política de Privacidade